Você já ouviu falar nos arquétipos de Jung? Sabia que ele pode te ajudar na comunicação da sua marca?
O psicólogo suíço Carl Gustav Jung, criou o conceito de arquétipos para ajudar no amadurecimento da mente e explicar histórias passadas baseadas em imagens inseridas no subconsciente que influenciam no comportamento. Com seus estudos, Jung chegou em uma lista de 12 arquétipos que definem modelos de pessoas e empresas.
E pra quem quer dominar melhor a internet, com a ajuda da arquetipagem, descubra qual é o perfil que se enquadra melhor com o você ou da sua empresa e se prepare para gerar mais engajamento e identificação com a sua comunidade e seguidores da sua marca.
Entender o comportamento de consumo dos clientes é um dos principais focos das marcas. Por isso, o neuromarketing é uma área bastante explorada e que possibilita novos aprendizados sobre o assunto, entre eles os arquétipos da personalidade, considerados modelos e definições ideais.
Os 12 Arquétipos de Jung
Em seu estudo, Jung descobriu os seguintes modelos:
1 – O Inocente
O perfil do Inocente, acredita em um mundo melhor para todos. São marcas que oferecem a experiência da paz e da bondade. Suas principais crenças são fé e otimismo, transmitindo pureza e simplicidade. Geralmente seu design são minimalistas e simples.
Exemplo: Coca-cola.
2 – O Explorador
O Explorador busca a liberdade, tem medo de se sentir preso e sem aventuras. As marcas com este perfil, promovem a jornada da autodescoberta, da liberdade e do novo. Querem uma vida autêntica e autonomia para descobrir o mundo. Seu maior medo é a conformidade e o vazio interior.
Exemplo: Land Rover
3 – O Sábio
Buscai a verdade e a verdade vos libertará! O sábio busca o conhecimento e usa sua inteligência para analisar e entender as coisas. São marcas que colaboram para o aprendizado e a sabedoria. Sua meta é usar sua inteligência para entender o mundo. Também podem ser chamados de professor, especialista, estudioso e mentor.
Exemplo: Google
4 – O Herói
A figura do herói está ligada à coragem. As marcas com este arquétipo, ajudam a ter um desempenho no limite superior e alcançar suas metas por meio da ação corajosa. Seu maior medo é a fraqueza ou demonstrar fragilidade. Suas características são: guerreiro, atleta, cometido, liberador.
Exemplo: Nike
5 – O Mago
O mago busca unir conhecimento da religião, ciência e tecnologia para compreender o universo. São marcas que têm o foco de tornar os sonhos realidade, ampliação da consciência e mudar a época em que vivem. São agentes de cura, visionários, inovadores, carismáticos.
Exemplo: Mastercard
6 – O Fora da Lei
O grande objetivo desse arquétipo é a revolução. Ele não segue regras, acredita na liberdade radical. A sua meta é destruir aquilo que não funciona (para si ou sociedade). Seu maior medo é ser comum, sem poder.
Exemplo: Harley-Davidson
7 – O Cara Comum
São marcas que geram conexão e identificação. Representam produtos comuns do dia a dia, que geram pertencimento a um grupo. Seu maior desejo é se conectar com os demais, por isso seu maior medo é não ser aceito. Características principais são: humildade, fidelidade, amigável, simplicidade, trabalhador, caseiro. Para o cara comum, se ele pode, você também pode!
Exemplo: Skol
8 – O Amante
Este arquétipo valoriza a intimidade, a experiência e o despertar do desejo. A principal meta é manter um relacionamento com as pessoas, o trabalho e experiências que ama, deseja sempre ser especial para alguém. Não é difícil identificar que seu maior medo é a rejeição. As crenças para as marcas deste arquétipo é mostrar que você não é como os outros, é especial. Paixão e comprometimento.
Exemplo: Chanel
9 – O Bobo
O objetivo da marca é entreter e levar alegria ao mundo. Se conectam através do humor e seu desejo básico é viver no momento presente com alegria total. Tem medo de ser chato ou previsível. Suas características são a ironia, despretensiosidade, travessuras e humor.
Exemplo: Burguer King
10 – O Prestativo
Seu grande desejo é ajudar e cuidar das pessoas. São marcas que visam cuidar do outro e ajudar as pessoas a se cuidarem. O prestativo mostra que se importa com as pessoas. Suas crenças são: cuidado, estudo, compaixão, confiança, empatia e coerência. O maior medo é a ingratidão e ser considerado egoísta.
Exemplo: Pampers
11 – O Criador
Se dá para imaginar, dá para criar! Seu desejo é criar coisas que possuam um valor duradouro. Querem mudar o mundo com ideias inovadoras. Seu maior medo é ser mais do mesmo, apenas mais um na multidão. As características do criador são criatividade, empreendedorismo, sonhador e arte.
Exemplo: Lego
12 – O Governante
Marcas deste arquétipo querem criar ordem no caos. Gostam de ter controle sobre as coisas em qualquer área. Querem ajudar as pessoas a serem poderosas e organizadas. Sua meta é trazer estabilidade e ordem para um mundo caótico e seu medo é perder o controle, o poder e ser destruído.
Exemplo: Rolex
Gostou? Escolheu o seu arquétipo? Comenta aqui quais vai utilizar (sim, é comum se encaixar em mais de um deles) e compartilhe este post com mais pessoas 😉
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