Você já ouviu falar nos arquétipos de Jung? Sabia que ele pode te ajudar na comunicação da sua marca?

O psicólogo suíço Carl Gustav Jung, criou o conceito de arquétipos para ajudar no amadurecimento da mente e explicar histórias passadas baseadas em imagens inseridas no subconsciente que influenciam no comportamento. Com seus estudos, Jung chegou em uma lista de 12 arquétipos que definem modelos de pessoas e empresas. 

E pra quem quer dominar melhor a internet, com a ajuda da arquetipagem, descubra qual é o perfil que se enquadra melhor com o você ou da sua empresa e se prepare para gerar mais engajamento e identificação com a sua comunidade e seguidores da sua marca.

Entender o comportamento de consumo dos clientes é um dos principais focos das marcas. Por isso, o neuromarketing é uma área bastante explorada e que possibilita novos aprendizados sobre o assunto, entre eles os arquétipos da personalidade, considerados modelos e definições ideais.

Os 12 Arquétipos de Jung

Em seu estudo, Jung descobriu os seguintes modelos:

1 – O Inocente

O perfil do Inocente, acredita em um mundo melhor para todos. São marcas que oferecem a experiência da paz e da bondade. Suas principais crenças são fé e otimismo, transmitindo pureza e simplicidade. Geralmente seu design são minimalistas e simples.

Exemplo: Coca-cola.

 2 – O Explorador

O Explorador busca a liberdade, tem medo de se sentir preso e sem aventuras. As marcas com este perfil, promovem a jornada da autodescoberta, da liberdade e do novo. Querem uma vida autêntica e autonomia para descobrir o mundo. Seu maior medo é a conformidade e o vazio interior. 

Exemplo: Land Rover

3 – O Sábio

Buscai a verdade e a verdade vos libertará! O sábio busca o conhecimento e usa sua inteligência para analisar e entender as coisas. São marcas que colaboram para o aprendizado e a sabedoria. Sua meta é usar sua inteligência para entender o mundo. Também podem ser chamados de professor, especialista, estudioso e mentor.

Exemplo: Google

4 – O Herói

A figura do herói está ligada à coragem. As marcas com este arquétipo, ajudam a ter um desempenho no limite superior e alcançar suas metas por meio da ação corajosa. Seu maior medo é a fraqueza ou demonstrar fragilidade. Suas características são: guerreiro, atleta, cometido, liberador. 

Exemplo: Nike

5 – O Mago

O mago busca unir conhecimento da religião, ciência e tecnologia para compreender o universo. São marcas que têm o foco de tornar os sonhos realidade,  ampliação da consciência e mudar a época em que vivem. São agentes de cura, visionários, inovadores, carismáticos.  

Exemplo: Mastercard 

6 – O Fora da Lei

O grande objetivo desse arquétipo é a revolução. Ele não segue regras, acredita na liberdade radical. A sua meta é destruir aquilo que não funciona (para si ou sociedade). Seu maior medo é ser comum, sem poder. 

Exemplo: Harley-Davidson 

7 – O Cara Comum

São marcas que geram conexão e identificação. Representam produtos comuns do dia a dia, que geram pertencimento a um grupo. Seu maior desejo é se conectar com os demais, por isso seu maior medo é não ser aceito. Características principais são: humildade, fidelidade, amigável, simplicidade, trabalhador, caseiro. Para o cara comum, se ele pode, você também pode!

Exemplo: Skol

8 – O Amante

Este arquétipo valoriza a intimidade, a experiência e o despertar do desejo. A principal meta é manter um relacionamento com as pessoas, o trabalho e experiências que ama, deseja sempre ser especial para alguém. Não é difícil identificar que seu maior medo é a rejeição. As crenças para as marcas deste arquétipo é mostrar que você não é como os outros, é especial. Paixão e comprometimento. 

Exemplo: Chanel 

9 – O Bobo

O objetivo da marca é entreter e levar alegria ao mundo. Se conectam através do humor e seu desejo básico é viver no momento presente com alegria total. Tem medo de ser chato ou previsível. Suas características são a ironia, despretensiosidade, travessuras e humor.

Exemplo: Burguer King

10 – O Prestativo

Seu grande desejo é ajudar e cuidar das pessoas. São marcas que visam cuidar do outro e ajudar as pessoas a se cuidarem. O prestativo mostra que se importa com as pessoas. Suas crenças são: cuidado, estudo, compaixão, confiança, empatia e coerência. O maior medo é a ingratidão e ser considerado egoísta.

Exemplo: Pampers 

11 – O Criador

Se dá para imaginar, dá para criar! Seu desejo é criar coisas que possuam um valor duradouro. Querem mudar o mundo com ideias inovadoras. Seu maior medo é ser mais do mesmo, apenas mais um na multidão. As características do criador são criatividade, empreendedorismo, sonhador e arte. 

Exemplo: Lego

12 – O Governante

Marcas deste arquétipo querem criar ordem no caos. Gostam de ter controle sobre as coisas em qualquer área. Querem ajudar as pessoas a serem poderosas e organizadas. Sua meta é trazer estabilidade e ordem para um mundo caótico e seu medo é perder o controle, o poder e ser destruído. 

Exemplo: Rolex

Gostou? Escolheu o seu arquétipo? Comenta aqui quais vai utilizar (sim, é comum se encaixar em mais de um deles) e compartilhe este post com mais pessoas 😉

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?