Hoje o Pinterest é mais conhecido como uma rede de inspirações. Mas o que talvez você ainda não saiba, é que a plataforma é uma ótima ferramenta para fazer negócios.
Por lá, são 46 milhões de pessoas ativas mensalmente. Essas pessoas buscam por lá inspirações para alguma realização. Segundo a própria marca, a missão deles é “trazer inspiração para as pessoas criarem a vida que amam”. Ou seja, a ferramenta ajuda pessoas a se inspirarem e motivarem a realizar algum objetivo ou sonho.
A duração de um pin (modo como são chamadas as publicações que são publicadas) é eterna, diferente de outras redes onde suas publicações aparecem por pelo menos 24 horas. Seu conteúdo por lá pode ser salvo por milhares de pessoas e o interessante é que os seguidores dessa pessoa também conseguem visualizar esses conteúdos. E ainda, você consegue usar links externos e amplificar o alcance da sua marca. Em 2021, o Pinterest também liberou a plataforma para fazer anúncios. Agora você pode ter mais destaque e alcançar ainda mais pessoas com publicações patrocinadas. Para isso, basta você ter uma conta business, que além dos anúncios, você tem acesso a um analytics bem completo com diversas informações sobre sua conta.
Aqui vai algumas dicas para você ter um bom desempenho no Pinterest:
- Use-o como se fosse seu portfólio, mostre seus serviços e use a criatividade nas imagens;
- Divulgue posts do seu site e links de vendas, aproveite o ótimo alcance orgânico da plataforma para divulgar seus links;
- Se você vende produtos físicos, não deve deixar criar de seu catálogo por lá;
- Não publique somente fotos, mas aposte também em vídeos, carrosséis e outros formatos que o Pinterest possibilita usar;
- Planeje bem antes de criar um pin. Pense em um título chamativo e em palavras-chaves que possam ser buscadas. Utilize também as hashtags, mas seja estratégico, porque senão isso pode atrapalhar nas buscas. A imagem tem que ser de qualidade ou com um design chamativo e não se esqueça de colocar link para o seu site.
O Pinterest tem uma infinidade de possibilidades e assim como tudo no mundo do marketing, você precisa testar o que funciona melhor para o seu negócio e inovar sempre. Espero que as dicas te ajudem 😉
Então me conta: já tem um perfil por lá? Pretende começar a usar?