Por que engajamento é importante? A resposta mais simples que eu consigo entregar é que se você não tem engajamento nas redes sociais, você está falando sozinho!
Não pense que engajamento se limita à likes e seguidores. Ainda existem muitos negócios que recorrem à compra dessas métricas e isso é o maior “tiro no pé” que uma marca pode dar. O que faz uma marca ter engajamento é a sua conexão com o público-alvo. Além do likes, é preciso ter intimidade, troca e influência com quem o segue.
As pessoas buscam relações. Escrever, criar um design legal e postar de forma automática não gera relacionamento e existem algumas formas além das convencionais para que você alcance isso.
Estude sua audiência
Estar atento às dores e desejos da sua comunidade vai te levar a outro nível de interação e te ajudar na entrega de conteúdo de valor, além de ter melhores resultados ao traçar a melhor estratégia para o seu público.
Nunca se esqueça: relacionamentos são estabelecidos pela interação, isso deve ocorrer da mesma forma com a sua comunidade.
Construa narrativas
Existe uma coisa que une todas as tribos, religiões, times, etc… são boas histórias. Construir e manter um storytelling na sua comunicação é necessário para manter a relação com quem te acompanha.
No seu conteúdo você deve mostrar suas vulnerabilidades e seu lado humano, isso faz a diferença para gerar conexão com sua audiência. O que desperta alguma emoção é o que vai prender a atenção das pessoas.
Linguagem
No primal branding, um dos elementos é a linguagem, que nada mais é “o que faz com que um grupo seja reconhecido, do que a linguagem. Uma palavra especial, uma gíria, a maneira de falar, um código secreto, une um grupo. A facilidade de reconhecer essa comunicação traz proximidade.”
Certifique-se que a linguagem que usa no seu conteúdo é a mesma que a da sua comunidade.
Interaja de volta
Desenvolva seu conteúdo pensando em como as pessoas vão interagir. O engajamento será obtido de forma mais fácil quando a interação é recíproca, pois trás proximidade e retorno de quem o prestigia. Mostre que se importa respondendo e curtindo comentários, directs e as caixinhas de pergunta.
Nunca se esqueça que seu conteúdo precisa gerar audiência, valor e relacionamento com o público. Mostre a sua visão de mundo com seus olhos, desperte emoções de proximidade, faça sua audiência entender que é com eles que você está falando. O engajamento é o resultado de conexões reais, mantenha seu público atento à você.