Existe uma linha tênue entre essas duas profissões: gerir a reputação e o reconhecimento de uma marca na internet e que muitas vezes, são desempenhados pela mesma pessoa. Mas suas funções são diferentes.
Há pouco mais de 10 anos, nem sequer existiam essas posições nas empresas e hoje, com a evolução das redes sociais, é indispensável nas agências ou nos setores de marketing de uma empresa.
Neste post, explicamos o que faz um community manager e quais suas principais funções e habilidades. Em resumo do que são as responsabilidades do CM, é interagir com as pessoas da comunidade e a principal maneira de fazê-lo é através das redes sociais, o que não torna o CM um social media, pois não é sua função cuidar das redes sociais, mas sim estreitar os laços com as pessoas que seguem a marca.
O Social Media
Além de gerir as redes sociais, o social media é responsável por planejar e produzir conteúdo, não só das redes, mas para artigos, blogs e mais.
O foco do SM é atrair clientes em potencial, criar estratégias e distribuir conteúdos, responder dúvidas e comentários sobre a marca nas redes sociais, gerir a reputação e o reconhecimento da marca.Ele também é responsável por gerar métricas e saber analisá-las e interpretar os dados das campanhas e utilizá-las.
Afinal, qual a diferença entre Social Media e Community Manager
Resumidamente, um atrai e o outro recepciona, dá as boas vindas. O Social Media se limita à divulgação nas mídias sociais. O Community Manager está focado no fluxo de informação e conhecimento, fortalecendo relações com a comunidade. Geralmente, o Community Manager está ligado ao Marketing e desenvolvimento de Produto.
No blog da mLabs, encontrei uma tabela que descreve as diferenças de forma mais clara e técnica, confira:
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