Possivelmente, você já deve ter uma ideia do que seja community manager, mas aqui neste artigo vamos explicar melhor para você.
O profissional que atua como community manager é responsável por desenvolver e gerenciar uma comunidade online em torno de uma marca. Seu objetivo é criar e estreitar relacionamentos com os clientes e interessados pela marca.
Afinal, o que é comunidade?
No sentido literal, comunidade é um grupo de indivíduos que compartilham algo em comum, que compartilham vivências em torno do mesmo propósito.
Esse conceito em relação a uma marca e influenciadores, conseguem crescer e se conectar com seu público de uma forma única e muito engajada. Neste outro artigo, eu falo um pouco mais sobre a importância e também como criar a sua própria comunidade.
O que faz um community manager?
Uma grande parte do trabalho de um community manager é interagir com as pessoas da comunidade e a principal maneira de fazê-lo é através das redes sociais, o que não torna o CM um social media, pois não é sua função cuidar das redes sociais, mas sim estreitar os laços com as pessoas que seguem a marca.
Além disso, esse profissional precisa entender sua audiência, comunicar-se com ela e transformar essas informações em ações estratégicas para a marca. Aliás, estratégia é de extrema importância para o community manager, pois de certa forma, grande parte de suas ações necessitam ser baseadas em plano de comunicação de sua base.
Um bom CM, traz para a empresa diferenciais importantes, como: relação de confiança com o consumidor, conversas e conversões, mais conhecimento de serviços, produtos e gerencia a reputação da marca.
As principais funções do community manager são: estratégia e criação de conteúdo, análise de público-alvo, estratégias de marketing nas redes sociais, monitoramento, análise de concorrentes, construir e manter relacionamentos com clientes e gerenciar crises online.
Um diferencial para esse profissional é que quanto mais apaixonado ele for por uma área, melhores resultados obterá com o público, pois existem interações que só quem está de cabeça no assunto consegue conduzir, além é claro de saber se comunicar – e bem – em diferentes plataformas.
Empresas que possuem Community Managers
Empresas que se destacam no relacionamento com clientes, certamente possuem um community manager, não à toa, algumas têm um área toda dedicada à comunidade. Algumas delas são: Nubank, Uber, Track&Field, Google, Easynvest, entre outras.
Quer ficar por dentro de algumas vagas que estão rolando? Então acesse aqui, conectado à sua conta do LinkedIn e fique ligado nas empresas que apostam no relacionamento e comunidade com seus clientes.