O conceito de comunidade foi popularmente conhecido nas redes sociais na era do falecido Orkut. Através delas, sua proposta traduzia o bem o sentido literal da palavra: “estado ou qualidade das coisas materiais ou das noções abstratas comuns a diversos indivíduos; comunhão.”, ou seja, por lá você encontraria pessoas que compartilhavam das mesmas ideias e gostos.

Hoje, 7 anos depois que a rede social que foi mais popular no Brasil nos anos 2000 oficialmente se encerrou, as comunidades virtuais se tornam cada vez mais parecidas com as comunidades do ‘mundo real’ e estão se tornando a diferença para que, marcas e influenciadores se destaquem cada vez mais.

“Postar e publicar no Instagram é commodity. Conteúdo de verdade, sustentar uma conversa, é raridade”

Pedro Sobral

Muito se fala sobre engajamento, growthing hackings, atração de audiência qualificada. Mas pouco se fala do que é a base dessa estrutura que faz com que pessoas tenham milhões de seguidores, views e mova uma multidão por onde passa nos caminhos digitais ou reais. E essa estrutura tem haver com o que falamos no início desse texto: as comunidades.

O que as PESSOAS dizem sobre a sua marca, vale mais do que VOCÊ diz sobre ela

Pessoas precisam se sentir parte de algo. Quando você encontra pessoas que possuem as mesmas crenças e os problemas que você resolve, você já deu o primeiro passo para fazê-lo. Crie uma comunidade apaixonada pela sua marca, porque não importa o que você diz sobre ela ou sobre o seu produto. A única coisa que importa é o que a comunidade reproduz. 

A qualidade da comunidade importa mais do que a qualidade do produto

Quem tem uma comunidade tem tudo! Em alguns casos, ela vem antes mesmo de você ter um produto (caso seja a sua situação, veja o TED do Simon Sinek, O Círculo de Ouro).

Comunidade se baseia no sistema de crenças e não no produto

Você precisa construir um sistema de crenças. Essa é a base de um branding forte e bem definido. Uma crença em comum é base para sucesso da sua comunidade. Os valores e propósitos tem que ser vividos. 

Em suma, para ter sucesso na criação da sua comunidade digital, esses três conceitos precisam ser levados à risca. Quando se tem uma comunidade, só as pessoas importam. Melhorar a vida das pessoas deve ser o principal objetivo. Isso faz com que você tenha uma comunidade forte e engajada. Gostou do conteúdo? Fique de olho nos próximos conteúdos.

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