No último dia 08, o Instagram explicou e revelou o que é e como funciona seu algoritmo em seu blog oficial.
O chefe do Facebook (dono do Instagram), Adam Mosseri, explicou e refutou a existência do tão conhecido “algoritmo”. Segundo ele: “O Instagram não tem um algoritmo único que define o que as pessoas veem ou não no aplicativo. Na verdade, utilizamos vários algoritmos, classificadores e processos, cada um com um propósito”, ou seja, é um conjunto de regras que identifica através das nossas interações o que possivelmente vamos gostar.
Distribuição do conteúdo
Cada área da plataforma (Feed, Stories, Reels, Explorar) tem sua própria regra para entrega de conteúdo, cada parte com seu próprio algoritmo adaptado à maneira que cada pessoa usa.
Feed e Stories
Quando foi lançado, em 2010, o fluxo de fotos do Instagram era em ordem cronológica. Em 2016, os usuários não viam 70% das publicações, já que o volume de compartilhamento aumentava dia após dia. Dessa forma, o instagram desenvolveu seu algoritmo, como citado acima, e entendeu que o Feed e Stories “são lugares onde as pessoas desejam ver conteúdo de amigos, dos familiares, e de outras pessoas de quem são mais próximas.”
Os “sinais”, são informações que a plataforma coleta para definir o que vai aparecer para os usuários. Os sinais mais importantes para o Feed e Stories são:
- A publicação: curtidas, informações sobre o conteúdo, dia, horário e localização da publicação, duração (caso for video);
- Perfil que postou: número que vezes que houve interação nas últimas semanas;
- Você: seus interesses e números de curtidas que você dá;
- Seu histórico de interação com alguém: Quão interessado você está num perfil específico e se esse perfil interage de volta com você.
Explorar
A grade do Explorar existe para você encontrar conteúdos novos, fotos e vídeos que podem ser relevantes para você, bem diferente do Feed e Stories. As ações mais importantes que o Instagram considera no Explorar são curtidas, salvamentos e compartilhamentos. Em ordem de importância, os sinais mais importantes são:
- A publicação: velocidade e quantidade de curtidas, comentários e salvamentos na publicação;
- Perfil que postou: provavelmente você não conhece a pessoa que fez a publicação, mas se você alguma vez já interagiu com ela, talvez você possa ter interesse pelo que ela compartilhou;
- Você: publicações que você curtiu, salvou ou comentou, e também como você interagiu com outros conteúdos do Explorar anteriormente;
- Seu histórico de interação com alguém: o Instagram analisa quantas vezes as pessoas interagiram com quem fez determinada publicação nas últimas semanas. Isso ajuda a determinar conteúdos interessantes para a maioria das pessoas.
Reels
A maioria dos vídeos do reels que aparecerão serão de pessoas que você não segue, assim como no Explorar. Por isso, o processo é parecido em ambos, porém, no Reels o Instagram prioriza o que você achará divertido. Os sinais de importância são:
- A publicação: vídeos do Reels que receberam curtidas ou comentários seus recentemente;
- Seu histórico de interação com alguém: é igual ao do Explorar, provavelmente você não conhece a pessoa que fez a publicação, mas se você alguma vez já interagiu com ela, talvez você possa ter interesse pelo que ela compartilhou;
- Vídeo do Reels: qualidade do vídeo e do áudio, conteúdo e resolução e exibição em tela cheia.
Alguns motivos que podem fazer o seu Reels não ser entregue são: baixa resolução, marca d’água e foco em temas políticos.
“Shadowbanning”
A rede social também se manifestou sobre o famoso “shadowbanning” e explicou o porque muitas vezes são acusados de silenciar ou banir pessoas do Instagram sem o devido conhecimento delas.
“Estamos desenvolvendo notificações melhores no aplicativo, para que as pessoas saibam instantaneamente o motivo pelo qual o conteúdo delas foi removido, por exemplo. Também estamos explorando maneiras de avisar as pessoas quando elas publicarem algum conteúdo que viola as Diretrizes de Recomendações. Em breve, compartilharemos mais novidades e aprofundaremos esses tópicos ao longo da série de artigos.”, concluiu.
Interessante entender um pouco melhor como funciona o “algoritmo” do Instagram, né?! Aproveita e compartilha com aquele pessoal que se diz “entendido” do assunto 😛