No Marketing Digital ou no mercado publicitário, a persona é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa, na qual guia a criação de conteúdo e das estratégias de marketing. Ela é baseada em dados como idade, profissão, renda, localidade, comportamento de compra, hobbies e etc.

Mas para você que atua como criador de conteúdo, no mundo de marketing digital talvez essa limitação da persona esteja só te atrasando. Existem muitos profissionais – muitos mesmo – que têm dificuldade de definir esses dados e isso se torna um grande desafio da criação da sua estratégia.

Persona X Público-Alvo  

De uma maneira geral, a persona, como citado acima, é uma representação do cliente ideal, enquanto o público-alvo é uma parcela abrangente deles. 

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Então segue exemplo:

Persona: Marcela tem 30 anos, é nutricionista e atende em sua clínica.Está noiva e em breve pretende se casar. Está se especializando através de uma faculdade EAD e quer cada vez mais consolidar sua carreira, por isso busca uma agência para ajudá-la a cuidar de suas redes sociais.

Público-Alvo: Homens e mulheres, entre 24 e 35 anos, profissionais autônomos, com renda média mensal de R$3.000. Querem começar a utilizar o marketing digital para conseguir mais clientes.

Você não precisa de uma persona

Isso mesmo! Você não precisa de uma persona. Foque em encontrar seu público-alvo. Você deve descobrir quem são as pessoas que buscam a solução que você promove e dentro desse público existem pessoas com níveis de consciência e realidades diferentes, buscando a mesma coisa. 

Pouco importa se o seu cliente é homem ou mulher, se tem mais ou menos de 25 anos, se mora no Rio de Janeiro ou em qualquer lugar do mundo. Mas existe sim um filtro que se deve fazer, que são: por níveis de consciência e identificação com você e seu conteúdo.

Os 5 níveis de consciência

Os níveis de consciência do seu público são:

O grau de consciência é o quanto ele reconhece o problema ou o desejo e consegue entender que o seu produto/serviço é a solução. A partir dessa classificação você já evolui no conhecimento da sua base e consegue desenvolver sua estratégia de forma direta e eficaz, englobando pessoas com suas variadas características dentro da sua comunidade. 

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