Tudo começou no TikTok com o termo “cringe”. Por lá, era sempre usado quando alguém queria definir algo como vergonhoso, vergonha alheia, esquisito e afins. E como esse termo se tornou símbolo da guerra entre a geração Z e os Millennials?
Foi através deste Tweet da @tchulim, que a discussão tomou uma enorme proporção e tornou o termo “cringe” popular também no Instagram e Twitter.
por favor jovens da geração z, me contem o que vcs acham um mico nos millennials (acho q falar mico já passou, é cringe ne)
— tchulim é cringe (@tchulim) June 17, 2021
E também foi nesse Tweet que descobrimos vários comportamentos dos Millennials que a geração Z acha uma vergonha alheia.
Millennials são os que nasceram entre 1980-1995 e a geração Z são os nascidos entre 1996-2010, mas além da data, também estamos falando sobre comportamentos. Entre as coisas citadas estão: tomar café, usar calça skinny, gostar de Harry Potter e Friends, falar de boletos, usar o cabelo de lado e rir com “hahahahaha”.
Bom, isso fez com que a galera se dividisse, foi iniciada a guerra entre geração Z e Millennials – GenZ x Cringes – surgiram vídeos, análises, crises de identidade, memes e testes no BuzzFeed.
Essa aqui que voz fala, nascida em 1993, tentado sempre se manter xovem e antenada, se identificou muito com esse vídeo do @affthehype:
@affthehype Em um dia eu era jovem e no outro estava pesquisando o que era cringe 🥲
♬ som original – aff the hype
Quando falamos em construção de comunidade, todos os exemplos até agora servem pra te mostrar como nasce a identificação e a escola de um lado. Elementos como: período de nascimento, estilo de roupa, estilo de música, fan base, representam um grupo de pessoas. Isso faz com que haja o sentimento de pertencimento. E mais do que se identificar com as mesmas coisas, uma comunidade também é odiar e ser contra as mesmas coisas.
E porque essa discussão tomou essa proporção tão grande e tão rápido? Por que esse movimento tem tudo o que caracteriza uma comunidade. As pessoas querem:
- Se identificar com um lado;
- Sentir que pertencem;
- Querem ser representadas;
- Estão em busca de líderes.
A cri
ção de comunidade é uma base sólida de pertencimento, sua marca vira sinônimo de “lugar no mundo” do seu cliente. Para isso você precisa entender esses comportamentos, escolher um lado e unir um grupo que quer pertencer a um local.
Negócios que têm como base movimentos de comunidade se destacam. Porque viram representantes de estilo de vida, conceitos, crenças e as pessoas simplesmente compram por se identificar.
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